quarta-feira, 15 de junho de 2011

Parceria da UNIOESTE com órgãos públicos promove projetos em prol do uso racional de recursos hídricos e do desenvolvimento econômico na região Salto Caxias

A Hidroelétrica Salto Caxias abrange nove municípios, quatro na região oeste e cinco na região sudoeste do estado do Paraná. A região é caracterizada pelo relevo acidentado e predominância da agricultura familiar onde à piscicultura não aparece como atividade principal nas propriedades.
Desde 2003, alunos e técnicos do grupo de estudos de manejo na Aqüicultura (Gemaq) da Unioeste realizam acompanhamento de piscicultores, pescadores e produtores da região com o intuito de aprimorar o sistema produtivo, difundir tecnologias e levar para os moradores qualidade de vida. Por meio de visitações, observou-se que as espécies endêmicas existentes no reservatório, corriam o risco de extinção devido a prática de pesca extrativa existente no local.
Identificado o problema, houve a parceria entre a Unioeste, as prefeituras municipais da região e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/SETI – Fundo Paraná, com o propósito de desenvolver projetos voltados para o uso sustentável dos recursos pesqueiros, difusão de tecnologia com os tanques-rede e desenvolvimento econômico nos municípios compreendidos pela usina de Salto Caxias.
Os projetos divididos em 3 fases são: Repovoamento de peixes no reservatório de Caxias- Rio Iguaçu; Tanques Rede – Cadeia Produtiva da Piscicultura  e industrialização de pescado e produções de rações.
O repovoamento de peixes no reservatório de Caxias tem como objetivo aumentar a população de peixes das espécies endêmicas das bacias hidrográficas dos rios Toledo, Marrecas, do Lontra, Pato Branco e Vitorino. Segundo o coordenador do projeto, Aldi Feiden, a meta é reduzir o risco de extinção de espécies fragilizadas pela alteração ambiental, como o surubim, mandins e cascudos, que apresentam grande potencial para pesca. Além disso, busca também o desenvolvimento de tecnologia de reprodução e produção de espécies importantes para a pesca artesanal e amadora.

Abaixo estão algumas fotos do repovoamento de peixes do reservatório de Caxias.






FONTE: Galeria de fotos da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário