quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto Aquabrasil: Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil

O projeto AquaBrasil foi criado pela Embrapa Pantanal em 2008 e tem um conceito inovador, o qual elege espécies prioritárias de cada região para fazer pesquisas.O projeto conta com a participação de mais de 87 pesquisadores, 63 alunos, 16 Unidades da Embrapa, e também de várias universidades públicas e privadas, empresas de pesquisas federais e estaduais, nacionais e estrangeiras e, ainda, de institutos ligados às áreas de agricultura, aqüicultura e meio ambiente.
A coordenadora nacional do projeto, Emiko Resende pesquisadora da Embrapa Pantanal, explica que o objetivo é desenvolver pesquisas que promovam um grande salto tecnológico na produção elevando a sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e ambiental, para a cadeia produtiva das principais espécies cultivadas na aqüicultura no Brasil.
O projeto está sendo desenvolvido de forma integrada e em rede, produzindo as informações e tecnologias necessárias á eliminação dos gargalos atualmente existentes na aqüicultura brasileira que, acredita-se, está muito relacionada a cadeia produtiva, de forma que aspectos como melhoramento genético, nutrição, sanidade, manejo e gestão ambiental e aproveitamento agroindustrial são assuntos abordados.
No Paraná, o principal foco é a pesquisa com a tilápia gift. De acordo com Emiko, a espécie foi desenvolvida na Ásia e importada pela UEM em 2005. "A espécie foi adaptada às condições brasileiras e tem sido disseminada entre os produtores", destacou a pesquisadora. Ela explicou que o diferencial entre a gift e a tilápia "tradicional" é o trabalho de melhoramento genético. A tradicional foi importada há muitos anos e "foi cruzada de qualquer jeito". Já a gift, desde que chegou ao Brasil tem passado por contínuos trabalhos de melhoramento genético.

 FONTE: Embrapa e Universidade Estadual de Maringá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário